Fotovoltaico

Proteu®

a pensar no

seu conforto

Com a aprovação do diploma do auto consumo, que é um novo modelo de produção descentralizada de energia a partir de energias renováveis, é possível o produtor consumir a energia que o próprio produz.

O custo da energia elétrica só tem tendência a subir. Desde de 2011 a energia elétrica teve um aumento impressionante na ordem dos 32%. Tendo em conta este aumento constante que se verifica no custo de energia, constata-se que o auto consumo é hoje a melhor solução para diminuir a fatura energética.

O auto consumo consiste na instalação de painéis fotovoltaicos que captam a radiação solar e que, com a ajuda de alguns equipamentos auxiliares, a energia elétrica produzida pode ser consumida na própria instalação. Toda esta energia produzida e consumida, representa poupança, uma vez que deixa de ser comprada ao comercializador de energia com o qual foi celebrado um contrato de fornecimento de energia elétrica. O auto consumo irá desviar o funcionamento de máquinas como as bombas de calor e as máquinas de lavar louça, que trabalham de noite, para o período diurno, onde haverá maior produção de energia a partir dos painéis.

A instalação de baterias também é possível, e permitem a acumulação de energia, as quais são carregadas quando existe maior produção, sendo depois consumidas nos períodos de menor produção.

O auto consumo é um investimento seguro, em que a rentabilidade é garantida pelo valor da energia – cada vez mais elevado – que o cliente deixa de comprar à rede. A dimensão das instalações e o investimento associado podem ser adequados aos consumos. Oferecemos-lhe a confiança de um parceiro sério e profissional que estará presente ao longo de todo o ciclo de vida do seu investimento.